Projetos políticos pedagógicos e sua interface com as diretrizes curriculares nacionais de enfermagem

Autores

  • Ana Maria Maia Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Consuelo Helena Aires de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará
  • Maria das Graças da Silva Guerreiro
  • Danielle Christine Moura dos Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v15i1.16508

Palavras-chave:

ducação em Enfermagem, Formação de Recursos Humanos, Enfermagem, Currículo

Resumo

RESUMO

O presente trabalho trata-se de pesquisa documental sobre as diretrizes curriculares para a graduação em enfermagem (DCN/ENF) no Brasil – aprovadas em 2001 pela Resolução nº 03/2001-CNE – e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de Enfermagem de três Universidades de Fortaleza-CE. O estudo buscou analisar os PPPs e Matrizes Curriculares dos cursos de graduação de Enfermagem e sua correlação com as DCN/ENF. Os resultados demonstraram que as instituições vislumbram sua aproximação com o documento em questão, estruturando o conteúdo dos seus PPPs conforme o preconizado. No entanto, observam-se sinais do modelo de ensino cartesiano e com foco mais evidenciado nas disciplinas de cunho biológico em detrimento daquelas que contemplam as ciências humanas. Desta forma, percebeu-se que a consolidação do SUS, no que se refere à formação de recursos humanos na cidade de Fortaleza, ainda passa por processo em construção. Logo, conclui-se que o PPP deve ser constantemente avaliado para reajustes necessários.

Descritores: Educação em Enfermagem; Formação de Recursos Humanos; Enfermagem; Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Maia Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE), nível Mestrado. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: ana_maria_cartaxo@hotmail.com.

Consuelo Helena Aires de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: consueloaires@yahoo.com.br.

Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UECE. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: maria.salete.jorge@gmail.com.

Maria das Graças da Silva Guerreiro

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: mgsguerreiro@yahoo.com.br.

Danielle Christine Moura dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Discente do PPCCLIS/UECE, nível Doutorado. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: daniupe@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2013

Como Citar

1.
Rodrigues AMM, Freitas CHA de, Jorge MSB, Guerreiro M das G da S, Santos DCM dos. Projetos políticos pedagógicos e sua interface com as diretrizes curriculares nacionais de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2013 [citado 2º de julho de 2022];15(1):182-90. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/16508

Edição

Seção

Artigo Original