Representações sociais da violência escolar na expressão de jovens estudantes

Autores

  • Marta Cocco da Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Ethel Bastos da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Alice do Carmo Jahn Universidade Federal de Santa Maria
  • Indiara Sartori Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Mileni dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Moraes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i3.12981

Palavras-chave:

Violência, Saúde Escolar, Enfermagem.

Resumo

Neste estudo objetivou-se analisar as representações sociais da violência escolar na expressão de jovens estudantes de escolas públicas de uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter descritivo e compreensivo das Representações Sociais, realizado em duas escolas públicas, em agosto de 2010, com treze jovens de 16 a 18 anos de idade, sendo nove do sexo feminino e quatro do sexo masculino. Utilizou-se a técnica projetiva para a coleta de dados que fora, analisados à luz do referencial teórico das representações sociais. Os achados do estudo revelaram quatro núcleos de sentido, figurativos e simbólicos: condutas antissociais; exclusão entre colegas; autoritarismo dos professores; e contexto social e familiar. O estudo mostra a necessidade de trabalho intersetorial, articulação em redes de serviços e elaboração de políticas públicas que norteiem ações complementares e de enfrentamento dessa problemática.

Descritores: Violência; Saúde Escolar; Enfermagem.

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Biografia do Autor

Marta Cocco da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria - CESNORS (Campus Palmeira das Missões) – UFSM/CESNORS. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: marta.c.c@ufsm.br.

Ethel Bastos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Assistente do Departamento de Ciências da UFSM/CESNORS. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: ethelbastos@hotmail.com.

Alice do Carmo Jahn, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da UNIFESP. Professora Assistente do Departamento de Ciências da UFSM/CESNORS. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: jahnalice@gmail.com.

Indiara Sartori Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da UFSM/CESNORS. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: indi2007dalmolin@hotmail.com.

Mileni dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da UFSM/CESNORS. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: milenidsantos@hotmail.com.

Cristiane Moraes da Silva

Enfermeira. Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: cristianemoraesdasilva@yahoo.com.br.

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Publicado

30/09/2012

Edição

Seção

Artigo Original