As políticas públicas de saúde – SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro

Autores

  • Roselma Lucchese Universidade Federal de Goiás
  • Ivânia Vera Universidade Federal de Goiás
  • Wilza Rocha Pereira Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i3.11144

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Educação em Enfermagem, Políticas Públicas de Saúde, Programas de Graduação em Enfermagem.

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i3.11144

Diante do desafio posto para as Instituições de Ensino Superior em saúde para formar profissionais competentes para atuar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) o objetivo deste artigo foi discutir o SUS como referência no processo de formação do enfermeiro, articulando com as Diretrizes Curriculares em Enfermagem (DCN/ENF).  Utilizamos como referência recentes estudos que apontam para as potencialidades e fragilidades dos cursos de graduação neste processo de construção e aproximação.  A articulação dos setores de educação com o da saúde é essencial para o alcance das mudanças na gestão e nas práticas de saúde. A partir de reais experiências e, em meio a desafios e entraves na prática educacional e da saúde, levantamos avaliações e posicionamentos que re-orientam os caminhos/instrumentos a serem pensados e utilizados na superação do distanciamento da formação do enfermeiro com a sua prática na SUS. Concluímos que tanto educadores, gestores e profissionais estão desafiados diante da necessidade do saber inovador das práticas pedagógicas articuladas com as diretrizes do SUS, que historicamente apresentam fatos assincrônicos; da diversidade de cenários de prática e da avaliação e recondução contínua da formação.

Descritores: Pessoal de Saúde; Educação em Enfermagem; Políticas Públicas de Saúde; Programas de Graduação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselma Lucchese, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor, Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: roselmalucchese@hotmail.com.

Ivânia Vera, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre em Medicina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, UFG. Professor, UFG, Campus Catalão. Catalão, GO, Brasil. E-mail: ivaniavera@hotmail.com.

Wilza Rocha Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado, Universidade Federal do Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: wilzrp@terra.com.br.

Downloads

Publicado

29/09/2010

Como Citar

1.
Lucchese R, Vera I, Pereira WR. As políticas públicas de saúde – SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 29º de setembro de 2010 [citado 27º de novembro de 2022];12(3):562-6. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/11144

Edição

Seção

Artigo de Atualização