O ensino de enfermagem psiquiátrica nas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10626Palavras-chave:
Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde MentalResumo
RESUMO
Pesquisa documental de abordagem qualitativa e natureza exploratória que objetivou analisar programas das disciplinas de enfermagem psiquiátrica e saúde mental dos cursos de graduação em Enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, à luz da Reforma Psiquiátrica. Constatou-se que dois cursos ofertam disciplinas que objetivam o desenvolvimento de competências com vistas a uma formação consoante ao processo de reforma na psiquiatria e no SUS, tais como o trabalho em equipe multiprofissional e a interdisciplinaridade. Um dos cursos, embora aponte indicações de promoção do desenvolvimento de aptidões para o cuidado em saúde mental, foca a deficiência mental e não a doença mental. Conclui-se que mudanças no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Estado do Rio de Janeiro estão ocorrendo.
Descritores: Ensino; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental.