O ensino de enfermagem psiquiátrica nas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Carinne Magnago
  • Claudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i1.10626

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental

Resumo

RESUMO

Pesquisa documental de abordagem qualitativa e natureza exploratória que objetivou analisar programas das disciplinas de enfermagem psiquiátrica e saúde mental dos cursos de graduação em Enfermagem de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, à luz da Reforma Psiquiátrica. Constatou-se que dois cursos ofertam disciplinas que objetivam o desenvolvimento de competências com vistas a uma formação consoante ao processo de reforma na psiquiatria e no SUS, tais como o trabalho em equipe multiprofissional e a interdisciplinaridade. Um dos cursos, embora aponte indicações de promoção do desenvolvimento de aptidões para o cuidado em saúde mental, foca a deficiência mental e não a doença mental. Conclui-se que mudanças no ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Estado do Rio de Janeiro estão ocorrendo.

Descritores: Ensino; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carinne Magnago

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ, E-mail: carinne.mag@gmail.com.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Titular, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, E-mail: claumara@vr.microlink.com.br.

Downloads

Publicado

31/03/2012

Como Citar

1.
Magnago C, Tavares CM de M. O ensino de enfermagem psiquiátrica nas Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2012 [citado 28º de março de 2024];14(1):50-8. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/10626

Edição

Seção

Artigo Original