ESPINOSA, ALEGRIA E CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.21409Palavras-chave:
Educação física, Saúde, Alegria, Espinosa.Resumo
Estas são reflexões acerca da alegria como forma de conhecimento intelectual e teórico que compõe o amplo campo da educação física, como pressuposto fundamental do sujeito ao lançar-se à ação corporal e suas repercussões na ainda mais complexa área da saúde. O objetivo do texto é de ser introdutório à ideia de alegria expressa no pensamento do filósofo seiscentista Espinosa, como disparador de ressonâncias entre educação física e saúde. Foi realizada uma análise da obra Ética, amparada por pensadores da filosofia e da educação física. Chegou-se à infância como o modelo vivo das ideias de Espinosa, em que o entusiasmo da criação do mundo e da vida entra em acorde ressonante com a construção de uma forma de saúde, do corpo e sua educação, em maior liberdade e autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).