IDADES DE INÍCIO DE ATLETAS DE FUTSAL DE ALTO RENDIMENTO NA PRÁTICA SISTEMÁTICA E EM COMPETIÇÕES FEDERADAS DA MODALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7088Palavras-chave:
Atletas, Esporte de competição, Jogos esportivosResumo
O artigo tem o objetivo de verificar as idades de início no treinamento do futsal e da participação em competições federadas de jogadores de alto rendimento. Constituíram a amostra 97 sujeitos, de 23,93±5,40 anos, integrantes de oito equipes inscritas na 1ª fase da Liga Nacional de Futsal. Para a coleta de dados, aplicou-se um formulário. Constatou-se que os jogadores se iniciaram no treinamento do futsal aos 10, 56±3,82 anos, sendo que 55,67% a partir dos 10 anos, 18,55% entre 08 e 09 anos e 25,77% entre 05 e 07 anos. A competição em âmbito federado se iniciou aos 12,4±3,55 anos, sendo que 55,67% a partir dos 12 anos, 15,46% entre 10 e 11 anos e 28,86% entre 05 e 09 anos. Concluiu-se que houve uma maior proporção de jogadores de futsal de alto rendimento que se iniciou no treinamento do futsal e em competições federadas em idades recomendadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).