A MEDITAÇÃO NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO: REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.48561Palavras-chave:
Meditação, Desempenho Atlético, EsporteResumo
Este artigo analisa as evidências de estudos observacionais que avaliaram o desempenho esportivo de atletas sob programas de meditação. A pesquisa foi realizada nas bases: LILACS, SCIELO, PubMed e MEDLINE. Qualificou-se as evidências pela escala PEDro e tabulou-se os protocolos utilizados para o treino; os parâmetros avaliados e efeitos da meditação na performance; e as modalidades esportivas. 13 trabalhos analisados, apresentaram associação positiva entre meditação e aumento da performance esportiva, entre os quais houve predominância de abordagens comportamentais e avaliação dos preditores cognitivos do desempenho esportivo individual. Apesar dos resultados positivos, os protocolos de meditação utilizados demonstraram inconsistências com os fundamentos do treinamento esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).