INFÂNCIA E CONHECIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA " PARA" E "COM" AS CRIANÇAS

Autores

  • José Alfredo Debortoli
  • Meily Assbú Linhares
  • Tarcisio Mauro Vago

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v5i0.48

Resumo

Neste artigo tratamos do ensino escolar da Educação Física para as crianças, ancorando nossa reflexão nos projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária que realizamos como docentes no curso de Educação Física da UFMG. Num primeiro momento abordamos a Educação Física como área de conhecimento escolar; depois, apresentamos questões relativas à formação de professores, identificando dilemas e necessidades de intervenção e, como último ponto, ressaltamos alguns aspectos relativos à infância, aqui entendida como construção sociocultural e como um tempo singular no processo de formação humana. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física - Infância - Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

DEBORTOLI, J. A.; LINHARES, M. A.; VAGO, T. M. INFÂNCIA E CONHECIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA " PARA" E "COM" AS CRIANÇAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, p. 92–105, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v5i0.48. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais