COMO OCORREU O PROCESSO DE TÉRMINO DA CARREIRA ESPORTIVA DE EX-ATLETAS DE FUTEBOL QUE DISPUTARAM COPAS DO MUNDO PELO BRASIL ENTRE 1966 E 1982?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46829Palavras-chave:
Aposentadoria. Atletas. Futebol.Resumo
Resumo: Esse trabalho analisou o término da carreira de ex-atletas de futebol que disputaram Copas do Mundo pelo Brasil entre 1966 e 1982. Seis ex-atletas foram entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e uma análise qualitativa foi feita. Os ex-atletas abandonaram os estudos. Apenas um deles voltou a estudar depois do término da carreira. Os ex-atletas mencionaram que fatores como idade, saturação psicológica e lesões foram as principais causas para o término da carreira esportiva. Os entrevistados assumiram diferentes postos de trabalho relacionados ao esporte depois do término da carreira como atleta. A família foi a principal fonte de apoio para o término da carreira. Conclui-se que os entrevistados não tiveram um planejamento estruturado para o término da carreira.
Palavras-chave: Aposentadoria. Atletas. Futebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).