DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TREINADORES ESPORTIVOS NO BRASIL: PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

Autores

  • Alexandre Vinicius Bobato Tozetto Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas
  • Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.45153

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Aprendizagem ao longo da vida, Treinador esportivo.

Resumo

O objetivo do ensaio é apresentar a teoria de aprendizagem ao longo da vida (JARVIS, 2006, 2007, 2008, 2009) como base possível para a compreensão do desenvolvimento profissional, como um processo ilimitado, de treinadores esportivos no Brasil. No decorrer da vida, passamos por uma diversidade de experiências, com as quais podemos acumular conhecimentos, habilidades, atitudes, entre outros componentes. Desse modo, passamos a atribuir significados as novas experiências, podendo em um nível profundo de reflexão crítica e criativa, inovar a prática. Portanto, parece pertinente considerar as diferentes situações de aprendizagem como um processo idiossincrático e social, condutores na formação de treinadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Vinicius Bobato Tozetto, Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte. O foco principal da pesquisa é Formação e Desenvolvimento Profissional de Treinadores. http://lattes.cnpq.br/0226780098922847

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora Doutora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente do Curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP e do PPGEF da FEF/UNICAMP. Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas e no treinador esportivo. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e da Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA). http://lattes.cnpq.br/3409947437523352

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto do Centro Desportivo da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em educação física e experiência nas áreas de pedagogia do esporte, treinamento esportivo e voleibol. Seu foco principal da pesquisa é desenvolvimento de treinadores e programas educacionais. http://lattes.cnpq.br/3003314961521718

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

TOZETTO, A. V. B.; GALATTI, L. R.; MILISTETD, M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE TREINADORES ESPORTIVOS NO BRASIL: PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.45153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45153. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Ensaios