EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43588Palavras-chave:
Atividade Motora, Saúde Escolar, Crescimento, Aptidão Física.Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).