O CORPO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT E SUA PRESENÇA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42238Palavras-chave:
Corpo, Sujeito, Michel Foucault, Educação Física.Resumo
Devido a crescente influência das Ciências Humanas na área da Educação Física que sempre se desenvolveu a partir dos ideais das Ciências Biológicas, passam a circular na área formas de se investigar o corpo que trazem em comum aspectos políticos, culturais e históricos. No bojo deste cenário encontra-se Michel Foucault. Este artigo investiga nas obras do mesmo e a partir de comentadores, como se dá a fundamentação do conceito de Corpo em seu pensamento. Entende-se a partir da análise, o Corpo como uma superfície material, concreta, na qual se instala diferentes formas de Sujeito fabricadas por tecnologias políticas específicas e históricas. Tal análise possui sua validade para uma melhor compreensão das problematizações realizadas no cenário contemporâneo da Educação Física.
Palavras-chave: Corpo, Sujeito, Michel Foucault, Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).