RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.40358Palavras-chave:
Liderança, Motivação, Futebol.Resumo
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a relação entre o estilo de liderança do treinador e a motivação de jovens futebolistas. A amostra foi composta por 99 futebolistas da cidade de Maringá-PR. Foi aplicada a Escala de Motivação para o Esporte (SMS) e a Escala de Liderança no Desporto (ELD). Para análise dos dados foi empregado o teste U-Mann Whitney e o Teste Correlação de Spearman (p<0,05). Os resultados indicaram que os atletas de ambas categorias estudadas são motivados intrinsecamente (Md= 5,75), percebem o treinador classificado na categoria reforço (Md= 4,20) e o suporte-social correlacionou-se com a motivação intrínseca (r=0,25). Conclui-se que os atletas analisados possuem motivação própria para praticar esportiva e que o treinador reforça positivamente o atleta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).