INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ATLETAS DE ESPORTES ESTÉTICOS: UMA REVISÃO

Autores

  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Universidade federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Berbert de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.37389

Palavras-chave:

Imagem Corporal. Comportamento Alimentar. Transtornos da Alimentação. Adolescente.

Resumo

O objetivo foi analisar a produção científica sobre insatisfação corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em adolescentes atletas de esportes estéticos. Foram analisados 45 estudos publicados entre 2008 e 2015. No Brasil, foram identificadas prevalências semelhantes de insatisfação corporal e comportamento de risco para transtorno alimentar em atletas, possivelmente pela utilização dos mesmos instrumentos de avaliação. Internacionalmente, identificou-se maior variedade de instrumentos avaliativos, o que repercutiu nas diferenças das prevalências desses comportamentos. São incentivados estudos brasileiros que utilizem métodos longitudinais e com grupo controle

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar.

http://lattes.cnpq.br/1049073381554789

Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Universidade federal de Juiz de Fora

Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, corporeidade, imagem corporal, insatisfação corporal e gestantes.

 

http://lattes.cnpq.br/9257919571595084

Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em ''Exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais'' pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Área de concentração: Aspectos Socioculturais do Movimento Humano). Aluno do Programa de Pós Graduação (Doutorado) em Psicologia da UFJF (Área de Concentração: Aspectos Psicossociais em Saúde). Líder do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/CNPq), membro do Grupo de Estudos Corpo e Diversidade Humana cadastrado no CNPq, e pesquisador do Laboratório de Estudos do Corpo (LABESC). Professor Efetivo do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Governador Valadares). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos aspectos socioculturais e o corpo, imagem corporal, e adaptação/validação/criação de instrumentos de medida em imagem corporal.

http://lattes.cnpq.br/7331384290036823

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.

http://lattes.cnpq.br/5946302960721307

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

NEVES, C. M.; MEIRELES, J. F. F.; CARVALHO, P. H. B. de; FERREIRA, M. E. C. INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM ATLETAS DE ESPORTES ESTÉTICOS: UMA REVISÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.37389. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37389. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão