INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.32128Keywords:
Qualidade de vida, Docentes, Escola, Saúde.Abstract
O objetivo foi sistematizar informações sobre indicadores de qualidade de vida (QV) de professores do Ensino Fundamental e Médio. A busca foi realizada em cinco bases de dados e nas referências dos artigos. Dos 14 estudos resultantes, 57% eram com professores de Educação Básica e 43% de Educação Física. A maioria dos estudos ressaltou insatisfação com a remuneração, condições de trabalho inconvenientes, escassez de tempo, ambiente desfavorável e problemas vocais. Conclui-se que a estrutura física, salários e sistemas organizacionais se destacam na literatura como aspectos negativamente associados à QV de professores. Estas evidências servem para nortear políticas de gestão escolar voltadas à melhoria da QV no trabalho e saúde em profissionais do âmbito escolar.Downloads
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Published
2015-09-29
How to Cite
COLARES, Mateus Cardoso; LOPES, Adair da Silva; FILHO, Valter Cordeiro Barbosa; BAVARESCO, Anelise; SCHERER, Fabiana Cristina. INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.32128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32128. Acesso em: 6 dec. 2025.
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Section
Artigos de Revisão

