O FUTEBOL FEMININO NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (1990 – 2010)

Autores

  • Leila Salvini Universidade Federal do Paraná
  • Ana Letícia Padeski Ferreira Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.31617

Palavras-chave:

Futebol feminino, Brasil, produção científica, teoria dos campos.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento de teses e dissertações sobre o futebol feminino entre os anos de 1990 – 2010. Para tanto, consultamos o banco de dados da CAPES, do NUTESES e 132 Currículos Lattes de pesquisadores indicados pelo site do CNPq numa consulta por assunto e por doutores, tendo como palavras-chave: futebol feminino, gênero, esporte e mulher. Foram consideradas somente as pesquisas concluídas, dessas, três são teses e nove são dissertações. Como resultados, encontramos uma possível aproximação entre os campos esportivo e acadêmico, já que tanto o espaço social ocupado pelo futebol feminino no campo esportivo quanto à temática de estudo no campo acadêmico são considerados periféricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná

Cursando doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

http://lattes.cnpq.br/3097196815033290

Ana Letícia Padeski Ferreira, Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

http://lattes.cnpq.br/6045389255630701

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutor em Sociologia do Esporte pela West Virginia University - USA

http://lattes.cnpq.br/5253611850382694

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

SALVINI, L.; FERREIRA, A. L. P.; MARCHI JÚNIOR, W. O FUTEBOL FEMININO NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (1990 – 2010). Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.31617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31617. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais