A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RETRATO DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.31373Palavras-chave:
Avaliação. Docentes. Educação Física e Treinamento.Resumo
Esta pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa buscou identificar a compreensão dos professores de Educação Física da rede pública municipal de Cuiabá em relação à avaliação da aprendizagem. Ocorreu em 52 escolas, com a participação de 92 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir do questionário adotado identificamos que embora 66% dos professores entendam o ato de avaliar como algo fácil e 75% reconheçam que os conhecimentos adquiridos durante a graduação foram suficientes ou parcialmente suficientes, há equívocos em relação ao conceito e função atribuídos a avaliação. Constatamos um engessamento por parte da SME de Cuiabá em relação aos descritores de avaliação, culminando na realização de uma tarefa burocrática, o que precisa ser revisto.
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