FREVO/PASSO: UMA ALEGRIA URBANA E TENSA: COMO ENSINAR?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30306Palavras-chave:
Dança. Frevo. Tradição. Ensino.Resumo
Este ensaio discute o processo de ensino da dança do frevo/passo, apontando para novas possibilidades a partir dos estudos de Marques (1999; 2003; 2012) e Gehres (2008). Entendemos ser necessário salientar que nos referimos a essa dança nos dias atuais e não como um objeto arqueológico que deva ser resgatado intacto. No frevo/passo duas ações de esforço são analisadas: socar e cortar (Laban, 1979; 1988), reconhecendo que esta é predominantemente uma dança de combate, embate e de afirmação de uma alegria expansiva e tensa. Assim, ensinar/aprender o frevo/passo significa negociar identidades, tradições, culturas que vão para além da reprodução das usuais sequências de passos, numa dança tradicional urbana que traveste de alegria as lutas, os conflitos e as desigualdades cotidianas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).