“ALINHAMENTO ASTRAL”: O ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESEF/UFRGS

Autores

  • Rute Viégas Nunes
  • Alex Branco Fraga

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.176

Resumo

O estudo analisa o estágio docência no processo de formação do licenciado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apoiados na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, buscamos compreender de que modo os estagiários articulavam a “teoria” aprendida nas disciplinas pedagógicas com a “prática” docente na escola. A metáfora do “alinhamento astral”, empregada pelo nosso colaborador para se referir à organização curricular do curso, nos permitiu perceber que a crítica do grupo recaía sobre o predomínio de uma didática centrada na “educação dos corpos sentados” em detrimento de uma, voltada aos “corpos em movimento”. PALAVRAS-CHAVE: formação profissional – estágio docência – prática de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

VIÉGAS NUNES, R.; BRANCO FRAGA, A. “ALINHAMENTO ASTRAL”: O ESTÁGIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESEF/UFRGS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 297–312, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.176. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/176. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais