ESTILOS PARENTAIS E MOTIVAÇÕES EM ATLETAS JOVENS DE FUTEBOL DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16539Palavras-chave:
Pais. Motivação. FutebolResumo
O objetivo do estudo foi analisar os estilos de suporte parental e suas relações com a motivação de atletas de futebol de campo. Foram sujeitos 71 atletas das categorias infantil e juvenil. Os instrumentos foram: questionário EMBU e Escala de motivação para o esporte. Para a análise foram utilizados a ANOVA de medidas repetidas, “U” de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram: o estilo de suporte emocional e a motivação intrínseca foram os mais evidenciados, houve relações entre o suporte emocional e a motivação intrínseca nas categorias infantil (r=0,41) e juvenil (r=0,51) e a rejeição com a desmotivação (r=0,58). Conclusão: o estilo de suporte emocional dos pais é essencial para a motivação intrínseca dos praticantes de futebol de campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).