INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DOS DOCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Claudia dos Passos Hartwig Universidade Federal de Pelotas
  • Airton José Rombaldi Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Cozzensa da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.14004

Palavras-chave:

Professores universitários, Educação Física, Atividade motora, Hábitos alimentares

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar a frequência de hábitos alimentares saudáveis (FHAS) e o nível suficiente de prática de atividade física no lazer (NAFL) de professores de um curso superior em Educação Física do Rio Grande do Sul. Utilizou-se o IPAQ longo para verificação do NAFL e os “10 passos da alimentação saudável” para a FHAS. A maioria dos docentes (66,7%) foi considerada suficientemente ativa no lazer. Em relação à FHAS, o passo 8 foi o de maior adesão (62,5%), seguido do passo 7, com 41,7%. Os passos com menor adesão foram o passo 5 com 4,2% e os passos 4 e o passo 2, com 8,3% cada. Nenhum professor aderiu a todos os passos. Concluiu-se que os docentes apresentam NAFL superior a da população em geral, mas que há baixa adesão a hábitos de alimentação saudável.

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Biografia do Autor

Claudia dos Passos Hartwig, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Educação Física - PPGEF-UFPel

Airton José Rombaldi, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado Doutor - Programa de Pós-graduação em Educação Física - UFPel, Brasil.

Membro do Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física - UFPel, Brasil.

Marcelo Cozzensa da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto Doutor - Programa de Pós-graduação em Educação Física - UFPel, Brasil.

Membro do Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física - UFPel, Brasil.

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

HARTWIG, C. dos P.; ROMBALDI, A. J.; SILVA, M. C. da. INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DOS DOCENTES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.14004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14004. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais