ATIVIDADES DE DANÇA, MARCHA E EQUILÍBRIO DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.13098Palavras-chave:
idoso, dança, marcha e equilíbrioResumo
Este estudo de caso verifica a influência de um programa de aula de dança nas habilidades motoras de idosos com idade mediana de 82 anos. A escala de Tinetti (2002) foi usada avaliar o padrão de marcha e equilíbrio. E, as condições clínicas para a prática de atividade física foram analisadas, uma vez que todos os idosos reportaram algum tipo patologia. Ao final do programa o escore mediano do equilíbrio continuou o mesmo e, em relação à marcha, o escore mediano teve uma queda de 2 pontos. Os resultados demonstram que o programa não foi suficiente para a manutenção da marcha, mas auxiliou na manutenção do equilíbrio. Novos estudos devem ser realizados para estabelecer protocolos de exercícios de dança que auxiliem mais efetivamente na manutenção da marcha e equilíbrio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).