A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CORPO DE SEUS ALUNOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Silvia Maria Agatti Lüdorf

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.117

Resumo

O professor de Educação Física, principalmente o universitário que trabalha na formação dos demais professores de Educação Física, lida, em sua prática pedagógica, com os corpos de seus alunos, teórica ou praticamente. O objetivo deste trabalho é conhecer de que forma tais professores lidam/tratam os corpos de seus alunos. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada, através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a quinze professores universitários de determinada universidade pública. Concluiu-se que a prática pedagógica dos professores entrevistados é, preponderantemente, voltada ao corpo-experimento e ao corpo-instrumento, o que denota ainda a grande influência da tradição biologizante e técnica da área. PALAVRAS-CHAVE: corpo – educação física – formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

AGATTI LÜDORF, S. M. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CORPO DE SEUS ALUNOS: UM ESTUDO COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 243–256, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.117. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/117. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais