DOR E TECNIFICAÇÃO NO CONTEMPORÂNEO CULTO AO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1114Palavras-chave:
Embelezamento, educação do corpo, indústria cultural, técnicas corporaisResumo
O culto contemporâneo ao corpo entrelaça discursos pela promoção da saúde com dispositivos de conformação somática vinculados, entre outros, à performance, à instrumentalização orgânica e à celebração da juventude. Nesse sentido, pesquisamos relações entre práticas de modelação corporal – entendidas como intervenções tecnológicas sobre o corpo –, políticas de consumo e juventude. O estudo focou a condição juvenil e foi realizado em uma academia de ginástica e musculação da litorânea Florianópolis. Para tanto, utilizamos procedimentos etnográficos, como análise de material gráfico, observações participantes, entrevistas, diários de campo, descrições de atores e considerações sobre a subjetividade dos pesquisadores. Os resultados dizem respeito ao consumo de corpos, conseqüência do culto a técnicas somáticas. PALAVRAS-CHAVE: embelezamento – educação do corpo – indústria cultural – técnicas corporais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).