AS DEMONSTRACOES DE EDUCACAO FISICA NO PARQUE FARROUPILHA EM PORTO ALEGRE – RIO GRANDE DO SUL (1930 - 1940)

Autores/as

  • Maria Luisa Oliveira Cunha UFRGS
  • Janice Zarpelon Mazo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.9205

Palabras clave:

Educação Física. História. Parque.

Resumen

As Demonstrações de Educação Física foram potencializadas no Parque Farroupilha na cidade de Porto Alegre no período do Estado Novo. O objetivo deste estudo é identificar como ocorreram as Demonstrações de Educação Física no Parque Farroupilha em Porto Alegre, entre os anos de 1930 e 1940. A análise documental revelou que tais apresentações foram utilizadas como veículo de difusão dos princípios norteadores do Estado Novo, servindo como meio difusor no imaginário social no período, produzindo representações de identidades.

 

Palavras-chave: Parque. Educação Física. história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Luisa Oliveira Cunha, UFRGS

Ultimo grau acadêmico: Mestrado Instituição em que trabalha: UFRGS Estado: RS  país: Brasil

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4162118H4

 endereço postal: Av. Lucas de Oliveira 2588/201 Bairro Petropolis Porto Alegre CEP: 90460000 RS Brasil

telefone: (51) 99769362 (51) 30126767

Departamento de Educacao Fisica

ESEF/UFRGS

Escola de Educacao Fisica Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Janice Zarpelon Mazo, UFRGS

último grau acadêmico: Doutorado Instituição em que trabalha: UFRGS Estado: RS País: Brasil

Departamento de Educacao Fisica

UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4728208T3

Publicado

2011-05-27

Cómo citar

CUNHA, M. L. O.; MAZO, J. Z. AS DEMONSTRACOES DE EDUCACAO FISICA NO PARQUE FARROUPILHA EM PORTO ALEGRE – RIO GRANDE DO SUL (1930 - 1940). Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.9205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9205. Acesso em: 28 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais