E SE IVAN ILITCH FIZESSE ATIVIDADE FÍSICA?: REFLEXÕES SOBRE TORMENTOS MODERNOS

Autores

  • Ivan Marcelo Gomes UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4888

Palavras-chave:

risco, consumo, saúde.

Resumo

Focaliza imperativos vinculados aos estilos de vida saudáveis e como estes se articulam com a sociedade contemporânea. Outros elementos destacados na análise foram as estratégias utilizadas pelo campo médico para tornar os indivíduos saudáveis. Buscou-se caracterizar tais estratégias em dois momentos: um primeiro descrito a partir de preocupações sociais com a ordem produtiva e um segundo conectado com a exacerbação dos riscos e da lógica de consumo que são potencializadores das formas de normatização social e responsabilização individual. As reflexões indicam que os conselhos médicos assumem o papel da razão e da moral em prol da vida saudável como atestam os combates às situações sociais caracterizadas como ambivalentes.

Downloads

Biografia do Autor

Ivan Marcelo Gomes, UNIOESTE

Doutor em Ciências Humanas / UFSC

Mestre em Sociologia / UFPE

Graduado e Especialista em Educação Física / UEM

Professor efetivo do Centro de Educação, Cultura e Artes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CECA/UNIOESTE) / Campus Cascavel

Downloads

Publicado

2009-04-22

Como Citar

GOMES, I. M. E SE IVAN ILITCH FIZESSE ATIVIDADE FÍSICA?: REFLEXÕES SOBRE TORMENTOS MODERNOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.4888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4888. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensaios