EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores/as

  • Renata Osborne Universidade Salgado de Oliveira
  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva
  • Sebastião Josué Votre Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.10214

Palabras clave:

Educação Física, Natureza, Esportes

Resumen

EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELPHYSICAL EDUCATION, SPORT AND SUSTAINABLE DEVELOPMENTEDUCACIÓN FÍSICA, DEPORTE Y EL DESARROLLO SOSTENIBLE

Resumo

A educação física vem sendo instada a posicionar-se de forma proativa, no que se refere às questões sobre a relação entre esporte e atividade física e a preservação do meio ambiente. Neste trabalho apresentamos e discutimos alguns conceitos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito do esporte e da educação física. Analisamos o papel a ser desempenhado pela educação física nos programas de desenvolvimento sustentável. Também fornecemos subsídios para uma agenda de intervenção por parte do educador físico, para sintonizar-se com as propostas de integração que resultam da reflexão responsável sobre efeitos da atividade físico-desportiva no meio ambiente.

Palavras-chave: Natureza – Esporte – Educação física.

Abstract

Physical education has been invited to participate in the movement concerning sports and physical activities and environment preservation. In this text we postulate and discuss some concepts concerning education for sustainable development in sport and physical education. We analyze the role of Physical Education in the programs of sustainable development. We also add elements for an agenda of educational intervention, under the guidance of the physical educator, in order to promote integrative proposals and actions concerning the environment.

Key words: Nature – Sport – Physical Education.

Resumen

La educación física se le pide que se posicione de forma proactiva en relación a las preguntas sobre la relación entre el deporte y la actividad física y la preservación del medio ambiente. En este trabajo se presentan y discuten algunos conceptos relacionados con la educación para el desarrollo sostenible en el deporte y la educación física. Se analizó el papel que desempeña la educación física en los programas de desarrollo sostenible. También proporcionamos subsidios para un programa de acción por el profesor de educación física, para sintonizar con las propuestas resultantes de la integración de la reflexión responsable sobre los efectos de la actividad física y deportiva en el medio ambiente.

Palabras claves: Naturaleza – Deporte – Educación física.

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Osborne, Universidade Salgado de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Educational Leadership - Florida Atlantic University (2002). Atualmente é professora titular do Mestrado em Ciencias da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira. Leciona aulas sobre atividades físicas e sustentabilidade, metodologia de pesquisa e pesquisa qualitativa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, educação ambiental, parceria, educação comunitária, andragogia e participação.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Carlos Alberto Figueiredo da Silva exerce, atualmente, o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Augusto Motta e atua como professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979), graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2002). Atua como professor no ensino superior desde 1979. Além da docência, exerceu o cargo de coordenador nos cursos de graduação em Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa (2002) e do Centro Universitário Augusto Motta (2003 a 2004). Antes de assumir o cargo de Pró-reitor esteve como Diretor de Pesquisa no Centro Universitário Augusto Motta (2005). Além de atuar no ensino superior, foi professor no ensino fundamental e médio no Colégio da Cidade e professor concursado pelo município de Duque de Caxias, atuando no CIEP Célia Rabelo, no ensino fundamental. Na área esportiva foi treinador de basquetebol em diversos clubes do Rio de Janeiro, bem como desenvolveu ações em projetos sociais esportivos na Cidade de Deus e na Mangueira. Tem experiência na área de gestão acadêmica, pesquisa e educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte e desenvolvimento local, educação física, etnometodologia, esporte educacional, racismo-esporte-mídia e inclusão social.

Sebastião Josué Votre, Universidade Gama Filho

A carreira acadêmica de professor e pesquisador, iniciada na UNIJUI em 1968, privilegia duas áreas do conhecimento, com vários pontos em comum, no estudo da atividade humana: Lingüística e Análise do Discurso. Na primeira área a formação básica (UFSM), com especialização e mestrado (PUC-RS), doutorado (PUC-RJ) e livre-docência (UFRJ), bem como estágios de pós-doutorado, nas universidades da Pensilvânia, Filadélfia (1980, com William Labov); da Califórnia, Los Angeles (1986, com Sandra Thompson); de Essex, Inglaterra (1988, com Peter Trudgill); de Laval, Québec (1992, com Diane Vincent) e da Califórnia, Santa Bárbara (1999, com Sandra Thompson).

Publicado

2011-06-03

Cómo citar

OSBORNE, R.; DA SILVA, C. A. F.; VOTRE, S. J. EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i1.10214. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10214. Acesso em: 28 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios