Corpo, dança e consciência corporal no método dança-educação física

Autores/as

  • Marcilio Souza Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil marciliov26@hotmail.com
  • Leonardo Rocha da Gama Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil leonardogama@uern.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.73318

Palabras clave:

Dança, Educação Física, Método, consciência corporal

Resumen

Trata-se da resenha descritiva do livro Método Dança-Educação Física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional, da autoria do professor Edson Ferreira Claro, editado pela Editora Robe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcilio Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil marciliov26@hotmail.com

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

 

Leonardo Rocha da Gama, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil leonardogama@uern.br

Licenciado em Educação Física (UFRN, 2001); Especialista em Pedagogia do Movimento (DEF/CCS/UFRN, 2003); Mestre em Educação (PPGEd/CE/UFRN, 2009). Aluno de doutorado em educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagem e Movimento (PPGEd/CE/UFRN, 2021). É professor na educação básica, da rede municipal de educação de Natal/RN (2004 - 2022). É professor no ensino superior, no Curso de Educação Física, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010 - 2022). Têm experiências na Educação, na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Movimento e Formação Inicial de Professores, atua principalmente com a dança na Educação Física escolar; ginástica na Educação Física escolar; estágio supervisionado e trajetórias formativas na formação de professores de Educação Física (licenciatura). Integra o Núcleo de Estudo em Educação (NEED/Campus Pau dos Ferros/UERN). Coordena o Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Educação Física (licenciatura), Campus Pau dos Ferros/UERN. Membro do Fórum Integrado de Ensino dos Cursos de Licenciatura (FIEL/UERN). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física (DEF/Campus Pau dos Ferros/UERN). Membro do Comitê Científico Ampliado do grupo de trabalho temático Formação Profissional e o Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

SOUZA VIEIRA, M.; ROCHA DA GAMA, L. Corpo, dança e consciência corporal no método dança-educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.73318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73318. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Resenhas