REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70462

Palabras clave:

Formación profesional. La educación no formal. Teoría socio-histórica-cultural. Educación física.

Resumen

Este artigo parte da abordagem onto-epistemológica relativista e interacionista para discutir a formação profissional de treinadores/as de esportes e práticas corporais. A partir da análise de programas dessa finalidade, ressalta contribuições da teoria de Lev Vygotsky, destacando: a interação entre a base biológica humana e o meio e as estratégias pedagógicas e avaliativas, o desenvolvimento potencial e as interações entre treinadores/as de experiências variáveis e a importância das vivências (perijivânie) e as relações de afeto entre aprendizes/as e mediadores/as. Para tanto, destaca iniciativas que contemplam estratégias pedagógicas afins e sugere a adoção de práticas que incentivem o diálogo, a aproximação com os contextos de atuação e o compartilhamento de conhecimentos.

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Publicado

2022-03-29

Cómo citar

BENTO SOARES, D.; MARCONI SCHIAVON, L. . REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DE FORMADORES A LA LUZ DE LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.70462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70462. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios