Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69956

Keywords:

Inclusion, Teacher Training, Physical Education

Abstract

Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, gabrielgs_@hotmail.com

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Jennifer Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, jennifer.esef@gmail.com

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Alexandre Carriconde Marques, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, amcarriconde@gmail.com

Professor Doutor Adjunto do Curso de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

Published

2022-05-27

How to Cite

GOMES DA SILVA, G.; RODRIGUES SILVEIRA, J. .; CARRICONDE MARQUES, A. Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69956. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais