EDUCACIÓN FÍSICA DE LA ESCUELA X PANDEMIA

QUÉ DICEN LOS PROTOCOLOS PARA VOLVER A LAS CLASES PRESENCIALES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68321

Palabras clave:

escuela, educación física, pandemia, COVID-19

Resumen

Dado el escenario del SARS-CoV-2, este estudio identificó las pautas de las unidades de la federación brasileña y reflexionó sobre los impactos en la Educación Física en el retorno presencial. Se analizaron catorce documentos oficiales elaborados hasta septiembre de 2020, utilizando Análisis de Contenido. Se identificaron pautas generales de higiene para la prevención del contagio en el ambiente escolar y pautas específicas para la Educación Física, como reorganizar espacios, prohibir eventos y actividades colectivas, suspender actividades deportivas y adoptar clases teóricas. Se concluyó que los protocolos abordan matices de la Educación Física, pero son notables los límites de infraestructura, recursos humanos y materiales para viabilizar el retorno seguro e igualitario.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Luiz da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil gabrieldrums1992@yahoo.com.br

Concluiu o ensino médio no ano de 2009, ingressando, anos mais tarde, na graduação em em Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Ouro Preto no ano de 2013. Desde então, Gabriel iniciou suas primeiras vivências profissionais como monitor de Educação em Tempo Integral em Educação Física pela Prefeitura Municipal de Mariana em Minas Gerais, agregando os conhecimentos adquiridos no curso e na prática docente. No ano de 2017, atuou como professor autorizado na rede municipal de Mariana, desenvolvendo atividades teórico-práticas que visaram o desenvolvimento motor-afetivo-cognitivo dos alunos, em consonância com projetos apresentados pela Secretaria Municipal de Educação. 

Denise Falcão, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil denise.falcao@ufop.edu.br

Pós-doutora em Estudo do Lazer(UFMG/2020). Doutora em Estudos do Lazer (UFMG/2017)com doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona (UB 2015/2016 - Antropologia Social); Mestre em Estudos do Lazer ( UFMG/ 2013), possui pós-graduação lato sensu em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ / 1988) e graduação em Licenciatura plena em Educação Física (UFRRJ -1987) . Pesquisadora do grupo LUCE: Ludicidade, Cultura e Educação/ UFMG; Pesquisadora do GRECS (Grup de Recerca de Exclusió i Control Social/ Universitat de Barcelona; Pesquisadora do grupo Oricolé Laboratório de pesquisa em formação e atuação de profissionais em lazer; Atua como professora adjunta I na EEFUFOP (Escola de Educação Física) e no DETUR (Departamento de Turismo) da Universidade Federal de Ouro Preto . Atuou como Profª Adjunto I de Pós-graduação em Ensino da Educação Física -PUC/MG. Profª Convidada orientadora de pós-graduação em psicopedagogia - FUMEC; Profª de Educação Física do Ensino Básico e Educação Infantil da rede particular de ensino com mais de 20 anos de experiência. Coordenou a Off Roads - Natureza e Desafios (empresa de atividades de aventura na natureza). Trabalha com formação de educadores e gestores tendo como foco de investigação e atuação profissional as áreas de Educação, Lazer, Turismo e Educação Física com ênfase em: lazer (formação e atuação), atividades de aventura na natureza, turismo, jogos e brincadeiras, educação física escolar e psicomotricidade. Desenvolve pesquisas no campo do lazer inter-relacionadas com as áreas de antropologia urbana, sociologia, políticas públicas entre outras.

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil renato.mf@hotmail.com

Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP), membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa do Esporte e Exercício e coordenador do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA). Tem experiência nas áreas de Atividades Aquáticas, Treinamento Esportivo e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores intervenientes ao treinamento de nadadores, contexto do desenvolvimento expert nas atividades aquáticas, processo de maturação e desempenho esportivo e estudos de Tracking. Atleta de natação desde 1990, atual recordista Americano e Pan Americano Master em piscina Longa (4x50 medley 120+) (2018-Atual), atleta de maratonas aquáticas, experiência em pólo aquático. Realizador de evento para o desenvolvimento das atividades aquáticas. Membro da Federação Aquática Mineira (FAM), como árbitro, diretor de arbitragem e diretor científico. Parcerias acadêmicas com a FAM e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Árbitro de Natação nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e nos II Juegos Suramericanos de la Juventud - Santiago 2017.

Everton Rocha Soares, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil evertonrsoares@yahoo.com.br

Possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2003), Especialização (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é professor adjunto dos cursos de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2022-02-25

Cómo citar

LUIZ DA SILVA, G.; FALCÃO, D.; MELO FERREIRA, R.; ROCHA SOARES, E.; OCELLI UNGHERI, B. EDUCACIÓN FÍSICA DE LA ESCUELA X PANDEMIA: QUÉ DICEN LOS PROTOCOLOS PARA VOLVER A LAS CLASES PRESENCIALES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.68321. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68321. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física