A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO POLÍTICO SOCIAL

Autores/as

  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás
  • Aline da Silva Nicolino Universidade Federal de Goiás
  • Humberto Luís de Deus Inácio Universidade Federal de Goiás
  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6588

Palabras clave:

Formação Profissional, Educação Física, Políticas Educacionais.

Resumen

Este artigo discute alguns determinantes que permeiam a formação profissional em Educação Física no Brasil. A pesquisa, de tipo documental com técnica de análise de conteúdo, trabalhou com documentos e bancos de dados oficiais do governo brasileiro, além de outros provenientes de organismos internacionais. Os dados da investigação apontam que mais de 100 mil vagas são oferecidas a cada ano na Educação Física, tornando-o um dos 10 maiores cursos em número de concluintes no país. Observam-se, ainda, elementos político-econômicos vinculados aos interesses e demandas emergentes de mercado, direcionam as necessidades do processo social na formação profissional em Educação Física.

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Biografía del autor/a

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Humanas, Professora Associada da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Aline da Silva Nicolino, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Saúde Mental, Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia Política, Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2009-08-29

Cómo citar

SILVA, A. M.; NICOLINO, A. da S.; INÁCIO, H. L. de D.; FIGUEIREDO, V. M. C. de. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO POLÍTICO SOCIAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.6588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6588. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais