DISPENSAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTANDO CAMINHOS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ARCAICA LEGISLAÇÃO

Autores/as

  • Osmar Moreira de Souza Júnior UFSCar
  • Suraya Cristina Darido Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.6436

Palabras clave:

Educação Física, Escola, Dispensas, Legislação.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta, baseada em um estudo de caso desenvolvido em uma escola particular, apontando algumas alternativas para lidar com o dispositivo legal que legitima as dispensas nas aulas de Educação Física. Os resultados do estudo mostram como a adoção de um programa de avaliações aos alunos dispensados da Educação Física e outras medidas, tornaram-se efetivas para a diminuição desta prática. Os dados indicam que em um estágio crítico as dispensas chegaram a atingir 48,8% do total de alunos do Ensino Médio e, com a adoção do programa, este percentual reduziu para apenas 2,7%. Conclui-se que, apesar da legislação, é possível a construção de mecanismos que minimizem as dispensas nas aulas de Educação Física.

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Biografía del autor/a

Osmar Moreira de Souza Júnior, UFSCar

Professor assistente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar e membro do Letpef (Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física)

Suraya Cristina Darido, Unesp

Professora do Departemento de Educação Física da Unesp (campus de Rio Claro) e coordenadora do Letpef.

Publicado

2009-08-26

Cómo citar

SOUZA JÚNIOR, O. M. de; DARIDO, S. C. DISPENSAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTANDO CAMINHOS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA ARCAICA LEGISLAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.6436. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6436. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais