ESPORTES DE AVENTURA VERSUS EXERCÍCIOS E ESPORTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES

Autores

  • Thiago Sousa Matias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julia Morais Manfrin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50444

Palavras-chave:

Atividade Motora, Motivação, Psicologia do Esporte, Estudantes.

Resumo

Este estudo objetivou comparar e associar as motivações de praticantes de esporte de aventura à outras modalidades. Estudo transversal de base populacional com 2.757 adolescentes da grande Florianópolis. A regulação externa é menor (0,52±0,75) para os esportes de aventura comparado a outras modalidades (0,71±0,86). A regulação identificada (aventura 2,44±1,09 – outras modalidades 2,21±1,08; p=0,035) e regulação intrínseca (aventura 2,95±0,99 – outras modalidades 2,56±1,16; p=0,01) é maior para o esporte de aventura. A regulação intrínseca está associada à escolha por esportes de aventura no lazer (OR = 0,71; IC 95% = 0,54 – 0,93). Praticantes de esportes de aventura são mais autodeterminados e os esportes de aventura podem favorecer a iniciação e a manutenção da atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sousa Matias, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos - UFSC

http://lattes.cnpq.br/6357439651009907

 

Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor, Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - UDESC

http://lattes.cnpq.br/5577164706111568

Julia Morais Manfrin, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina

http://lattes.cnpq.br/0083107067860370

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MATIAS, T. S.; ANDRADE, A.; MANFRIN, J. M. ESPORTES DE AVENTURA VERSUS EXERCÍCIOS E ESPORTES: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.50444. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50444. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais