A CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS: DA INCOMPATIBILIDADE À PROVISORIEDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

Autores/as

  • Alessandra Xavier Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7153-8882
  • Cibele Biehl Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47270

Palabras clave:

Educação Física e Treinamento, Sistema Único de Saúde, Análise Qualitativa, Sistemas de Informação em saúde, Ocupações em Saúde

Resumen

Este artigo trata de analisar a incompatibilidade dos códigos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da Educação Física na saúde inseridos em 2008 nas portarias de implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como a criação por parte do Ministério da Saúde (MS) do código da CBO provisório em 2013. Consiste em pesquisa qualitativa realizada através de análise de documentos do Ministério do Trabalho, MS e Conselho Federal de Educação Física. O estudo identificou uma desconexão entre a nomenclatura das ocupações atribuídas à Educação Física, a limitação da atuação no serviço de saúde em pauta e o impacto positivo do código provisório publicado pelo Ministério da Saúde em 2013.

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Biografía del autor/a

Alessandra Xavier Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Cibele Biehl Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS)

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

BUENO, A. X.; BOSSLE, C. B.; FRAGA, A. B. A CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS: DA INCOMPATIBILIDADE À PROVISORIEDADE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.47270. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47270. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais