ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015)

Autores/as

  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá.
  • Juliana Dias Boaretto Universidade Estadual de Maringá.
  • Arestides Pereira da Silva Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá.
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46004

Palabras clave:

Educação Física, Escola, Publicação.

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar as produções científicas sobre a Educação Física Escolar (EFE) em periódicos da área, no período entre 2010 e 2015. Realizou-se um mapeamento em sete periódicos científicos, a partir do descritor “Educação Física Escolar”. Para análise utilizou-se as frequências e o teste Qui-quadrado de Pearson (p? 0,05). Dos 2.711 artigos analisados, 253 abordaram a temática EFE. Constatou-se que nos últimos anos ocorreu um aumento de publicações sobre a temática em periódicos Qualis B2 e que há associação significativa entre o ano de publicação e o Qualis do periódico (p = 0,0001). Considerando a importância de estudos e publicações sobre EFE, faz-se necessário fomentar pesquisas que atendam às especificidades da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá.

Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física e professora do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá. 

 

Juliana Dias Boaretto, Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.

Arestides Pereira da Silva Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Maringá.

Mestre em Educação Física pelo  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física. Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação Física pela  Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Estadual de Londrina, Rodovia Celso Garcia Cid - Pr 445 Km 380 - Campus Universitário, CEP 86051-990 - Londrina - PR. Professor do  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação Física pela  Universidade Estadual de Campinas.  Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário Maringá - Paraná - Brasil CEP 87020-900. Professor do  Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física.

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

ANVERSA, A. L. B.; BOARETTO, J. D.; DA SILVA JUNIOR, A. P.; BISCONSINI, C. R.; BOTH, J.; BÁSSOLI DE OLIVEIRA, A. A. ANÁLISE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2010-2015). Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.46004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46004. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais