MOTIVAÇÃO ACADÊMICA E PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Carla Thamires Laranjeira Granja Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Eliakim Cerqueira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Caio Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.45877

Palabras clave:

Autodeterminação, Habilidade, Conhecimento, Estudantes

Resumen

Este estudo analisou o nível de motivação acadêmica e percepção de competência profissional de acadêmicos de Educação Física. Participaram 191 acadêmicos que responderam as Escalas de Motivação Acadêmica e de Auto-percepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. As mulheres apresentaram maior Regulação Integrada. Os alunos que não realizam estágio possuíam maior Desmotivação, enquanto os que realizam estágio apresentaram maior Regulação Integrada e competência profissional. Ainda, a percepção de competência profissional de quem não realiza estágio se correlacionou principalmente com a Regulação Externa e Desmotivação. Concluiu-se que o estágio promove maior percepção de competência profissional e melhores níveis de motivação autodeterminada. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Psicologia do Esporte pela University of Stirling/Scotland-UK. Professor Adjunto A da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Carla Thamires Laranjeira Granja, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluna de graduação no curso de Educação Física- Bacharelado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Eliakim Cerqueira da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluno de graduação no curso de Educação Física- Bacharelado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Aluno no Programa de Doutorado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor adjunto da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).

Caio Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Aluno de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

ANDRADE DO NASCIMENTO JÚNIOR, J. R.; LARANJEIRA GRANJA, C. T.; CERQUEIRA DA SILVA, E.; VICENTINI DE OLIVEIRA, D.; ROSAS MOREIRA, C.; FIORESE VIEIRA, L. MOTIVAÇÃO ACADÊMICA E PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.45877. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45877. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais