ESPORTE E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO SOBRE CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.44289

Palabras clave:

Esporte, política social, cidadania, emancipação humana

Resumen

Este artigo caracteriza-se como um ensaio teórico sob uma perspectiva crítica e dialética da relação entre esporte e políticas sociais, referenciada em clássicos da literatura político-filosófica, bem como de autores contemporâneos. O objetivo desse estudo é teorizar os conceitos de cidadania [na perspectiva de Marshall] e emancipação humana à luz de referências do materialismo-dialético, observando a relação entre esporte e políticas sociais. Após esse exercício teórico-analítico, observamos que a cidadania não é criação subjetiva, mas sim uma vivência e uma construção histórica a partir do acesso a determinados bens políticos, sociais e culturais. Assim, a luta pelo acesso ao esporte como direito apresenta-se como elemento constituinte do processo emancipatório.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Barbosa Passos, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho e Graduado (licenciatura plena) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Membro do AVANTE - Grupo de Pesquisa e Formação Sócio-crítica em Educação Física, Esporte e Lazer da Faculdade de Educação Física da UnB. Atualmente é Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Especialista em Assistência Social (Educador Social) da Secretaria de desenvolvimento Social, Trabalho, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) do Distrito Federal. Atua nas áreas de Política de Esporte e Lazer, Educação Física, Assistência Social e Educação.

Pedro Avalone Athayde, Universidade de Brasília

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2009) e Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (2014). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB). Foi secretário distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) de 2009 a 2012. Entre 2005 a 2014 foi técnico em assuntos educacionais junto ao Ministério da Educação. Atualmente, coordena o comitê científico do Grupo de Trabalho Temático em Políticas Públicas do CBCE, bem como o Centro de Pesquisa Rede CEDES (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer) do Distrito Federal. É professor adjunto "A", nível 2, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília.

Publicado

2018-09-28

Cómo citar

PASSOS, F. B.; ATHAYDE, P. A. ESPORTE E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO SOBRE CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO HUMANA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i3.44289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44289. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios