OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERRA/ES

Autores/as

  • Rosiléia Perini UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Valter Bracht UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.41753

Palabras clave:

Saberes docentes, Educação Física, Educação infantil

Resumen

Este artigo identifica e analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física na educação infantil de Serra/ES. O instrumento escolhido foi uma entrevista semiestruturada com 12 professores e empreendeu-se a análise e interpretação empírica com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). Os saberes experienciais anteriores, e os que têm sido constituídos na prática situada do atual contexto destacaram-se como fontes de referência para a mobilização e produção dos saberes necessários para a atuação docente. As relações de parceria e interação entre os pares constituem-se como uma fonte de saberes potente e indicam a formação continuada em serviço como facilitadora dessa rede de saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosiléia Perini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora de Educação Física na Rede de ensino de Serra/ES. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016).

 

Valter Bracht, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo - CEFD/UFES. Doutor pela Universität Oldenburg (1990).

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

PERINI, R.; BRACHT, V. OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERRA/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.41753. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41753. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais