INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO AERÓBICO E RESISTIDO SOBRE OS PARÂMETROS METABÓLICOS E CARDIOVASCULARES DE MULHERES IDOSAS

Autores/as

  • Susana América Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Sylvia do Carmo Castro Franceschini Universidade Federal de Viçosa Departamento de Nutrição e Saúde
  • Andréia Cristiane Carrenho Queiroz Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares
  • Paulo Roberto dos Santos Amorim Universidade Federal de Viçosa Departamento de Educação Física
  • Bárbara Braga Fernandes Maia Universidade Federal de Viçosa Departamento de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.40794

Palabras clave:

Fator de Risco. Saúde do Idoso. Hipertensão. Diabetes. Exercício Físico.

Resumen

Este estudo busca verificar a influência do treinamento aeróbico (TA) e resistido (TR) sobre parâmetros metabólicos e cardiovasculares, além da prevalência de fatores de risco cardiovasculares (FRC) em idosas. O estudo foi realizado com 39 mulheres (69±6 anos) submetidas a três sessões semanais de TA e TR por 13 semanas. Obteve-se redução da pressão arterial (PA) sistólica (-7,8mmHg, p=0,01), da PA diastólica (-2,1mmHg, p=0,04), da prevalência de hipertensão arterial (p=0,04), da FCRep (-4bpm, p=0,03), do duplo produto (-843,3mmHgxbpm, p=0,02) e tendência de redução da glicose sanguínea (p=0,06). Porém, houve manutenção dos parâmetros lipídicos. Assim, o treinamento ocasionou melhora cardiovascular e tendência na redução da glicemia, sem melhorias no perfil lipídico das idosas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Susana América Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação Física na área de Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano - Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Fisiologia do Exercício com ênfase em prescrição de exercícios pela Universidade Gama Filho (UGF). Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de fisiologia do exercício e treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento físico, envelhecimento, qualidade de vida e saúde coletiva.

Sylvia do Carmo Castro Franceschini, Universidade Federal de Viçosa Departamento de Nutrição e Saúde

Graduada em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), com Especialização em Nutrição Básica e Aplicada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo; Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (1995) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Professora Titular do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa e Chefe deste Departamento de 1999 a 2001. Foi membro (2004 a 2007) e Coordenadora (2007) da Câmara de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Foi Chefe do Departamento de Medicina e Enfermagem (2010 a 2011) e da Divisão de Saúde (2005 a 2011), ambos da Universidade Federal de Viçosa. Membro (mandato de 2009 a 2013) do Conselho Deliberativo do AGROS - Instituto UFV de Seguridade Social e Presidente deste Conselho (2011 a 2013). Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, da UFV e no Programa de Saúde da Criança e do Adolescente, da UFMG. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de Populações, atuando principalmente nos seguintes temas: estado nutricional, antropometria, anemia ferropriva e outras doenças carenciais, aleitamento materno e avaliação nutricional. De Junho de 2011 a Julho de 2015 foi Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora da Regional Sudeste (2012-2013) e Coordenadora Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), 2013-2014.

 CV: http://lattes.cnpq.br/7345034905494861

Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares

Possui Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário FIEO (2006). Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências na área de Educação Física (Biodinâmica do Movimento Humano) na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, com período de Doutorado Sanduíche na Università Degli Studi di Milano, sob orientação do Prof. Dr. Nicola Montano (2012). Atualmente é Profa. Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. E-mail:

CV: http://lattes.cnpq.br/5542998551712168

Paulo Roberto dos Santos Amorim, Universidade Federal de Viçosa Departamento de Educação Física

Doutorado em saúde pela Queensland University of Tecnology - Austrália (2008). Pós-doutorado na Bond University, Austrália (2015). Professor adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área da atividade física, gasto energético e saúde. Seus interesses atuais concentram-se nos estudos de validação das técnicas de medida da atividade física e do gasto energético em crianças, adolescentes e adultos, bem como sua aplicabilidade em estudos de intervenção para controle do excesso de gordura corporal e controle glicêmico em obesos e diabéticos.

CV: http://lattes.cnpq.br/0573697314303197

Bárbara Braga Fernandes Maia, Universidade Federal de Viçosa Departamento de Educação Física

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2014); Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2010); Especialista em Prescrição de Exercícios para Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (2007); Graduação e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2005). Docente com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia humana e do exercício, osteoporose e exercício; envelhecimento, saúde e qualidade de vida, metodologia da pesquisa. Docente Temporário do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo-MG, lecionando a disciplina de Educação Física. Docente na Faculdade Pitágoras - Ipatinga,MG, lecionando as disciplinas de Fisiologia do Exercício, Atividade Física e Envelhecimento, Ciências Morfofuncionais I e Medidas e Avaliação em Educação Física para o Curso de Educação Física; Ciências Morfofuncionais I para o curso de Nutrição; e Ciências Morfofuncionais II para o curso de Enfermagem.
CV: http://lattes.cnpq.br/6039410653703472

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

AMÉRICA FERREIRA, S.; DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI, S.; CRISTIANE CARRENHO QUEIROZ, A.; DOS SANTOS AMORIM, P. R.; BRAGA FERNANDES MAIA, B. INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO AERÓBICO E RESISTIDO SOBRE OS PARÂMETROS METABÓLICOS E CARDIOVASCULARES DE MULHERES IDOSAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.40794. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40794. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais