EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES

Autores/as

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo
  • Lilian Cristina Gramorelli Colégio Marista Arquidiocesano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.38103

Palabras clave:

Educação Física, cultura corporal, teorias críticas, teorias pós-críticas

Resumen

A presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Metodologia de Ensino de Educação Física

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP

Lilian Cristina Gramorelli, Colégio Marista Arquidiocesano

Doutora em Educação

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

GARCIA NEIRA, M.; CRISTINA GRAMORELLI, L. EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.38103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais