ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA, APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO ACADÊMICO EM CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.37694Palabras clave:
Educação Física, Desempenho Psicomotor, Aptidão Física, Saúde na escola, Cognição.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar o inter-relacionamento entre coordenação motora, aptidão física e desempenho acadêmico. Cento e dezenove escolares foram recrutados. Os níveis de coordenação, aptidão física e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se, respectivamente, os testes KTK, sit-up e exames governamentais. Os resultados indicaram que os níveis de força/resistência muscular podem influenciar as associações entre coordenação e desempenho acadêmico, assim como os níveis de coordenação podem influenciar as associações entre força/resistência e desempenho acadêmico. As tendências de associações positivas entre as variáveis analisadas sugerem que a prática de atividades físicas nas escolas não deve ser preterida em detrimento do alcance de metas no desempenho escolar.
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