O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES

Autores/as

  • Teresa Ontañón Barragán UNICAMP
  • Gilson Santos Rodrigues FEF/UNICAMP
  • Gabriel da Costa Spolaor FEF/UNICAMP
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35857

Palabras clave:

Extensão Universitária – Comunitária, Circo, Educação Física, Educação estética

Resumen

A extensão universitária é reconhecida como um dos três pilares da Educação Superior Brasileira, representando um importante espaço de formação e de aproximação entre a universidade e a sociedade. Este artigo objetiva discutir o papel educativo e formativo da extensão através do projeto “Atividades Circenses para Crianças”, oferecido semestralmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP desde 2006. Os resultados apontam que o projeto vem contribuindo para um maior debate sobre a educação artístico-corporal e, consequentemente, para o fomento da criatividade, expressividade e ludicidade tanto para os participantes, como entre os graduandos dessa faculdade, produzindo, assim, maior coerência e coesão entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão nesse âmbito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Teresa Ontañón Barragán, UNICAMP

Doutoranda na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado na mesma Faculdade finalizado em 2012, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidad Politécnica de Madrid (2009). Com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e nas Atividades Circenses. Membro do CIRCUS Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses da UNICAMP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1091012061567759

Gilson Santos Rodrigues, FEF/UNICAMP

Estudante de graduação da FEF/UNICAMP e monitor do curso de extensão "Atividades Circenses para crianças".

Gabriel da Costa Spolaor, FEF/UNICAMP

Graduando da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação Física, Educação Física Escolar e Lazer, atuando como Agente Social do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) no município de Campinas, estagiário no SESC Campinas e bolsista do PIBID/UNICAMP. Atualmente é monitor do Curso de Extensão de Atividades Circenses para Crianças na FEF/UNICAMP, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) e bolsista PIBIC/CNPQ estudando Educação Física Escolar. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5732137273780456

Marco Antonio Coelho Bortoleto, FEF/UNICAMP

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). Realizou Estágio de Pós-doutorado no Laboratório do Centro de Estudos das Actividades Desportivas - CEAD, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL - Portugal) (2010-2011). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011. Casado e pai da Leticia e da Alicia! Atualmente é professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia); relações das atividades circenses com a educação física; formação e desenvolvimento da ginástica geral; superficies elásticas e formação de acrobatas; bem como em estudos fundamentados na Praxiologia Motriz. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8517706988302686

Publicado

2016-03-31

Cómo citar

ONTAÑÓN BARRAGÁN, T.; SANTOS RODRIGUES, G.; DA COSTA SPOLAOR, G.; COELHO BORTOLETO, M. A. O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i1.35857. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais