CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO PILATES SOBRE A ATENÇÃO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Anelise Corrêa Antonello UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS
  • Rachel Fernandes Medeiros UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS
  • Simone Lara UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.33812

Palavras-chave:

Estudantes, aprendizagem, atenção.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da prática de exercício físico, através do método Pilates, sobre os níveis de atenção e a aprendizagem de estudantes com baixo rendimento escolar. Foram selecionadas crianças com baixo rendimento escolar, para participar da prática de exercícios baseados no método Pilates. As crianças foram avaliadas antes e após a prática do método, através do teste de atenção (seletiva e alternada). Os professores responsáveis avaliaram as dificuldades na conduta, matemática, escrita, leitura, e rendimento escolar geral dos estudantes. Após a intervenção houve uma melhora dos níveis de atenção e uma redução nas dificuldades de aprendizagem, evidenciando a influência positiva do método Pilates nos estudantes com baixo rendimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Corrêa Antonello, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS

Graduanda do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118.

 

lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453973P9


Rachel Fernandes Medeiros, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS

Graduanda do curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Pampa –  Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118.

 

lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443850D3


Simone Lara, UNIPAMPA

Fisioterapeuta, Mestre em Fisiologia humana, Doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118,e-mail: simonelara@unipampa.edu.br

lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4575716P1

 

Contato e Endereço para correspondência: Simone Lara, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Uruguaiana/RS, BR 472, KM 592, 97508-000, Brasil, CX Postal 118. Fone do campus: (55) 39110200. Fone pessoal: (55) 99310984. E-mail: simonelara@unipampa.edu.br

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

ANTONELLO, A. C.; MEDEIROS, R. F.; LARA, S. CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO PILATES SOBRE A ATENÇÃO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.33812. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33812. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais