RESISTÊNCIA QUEER: MARCAÇÃO DO TERRITÓRIO GAY NO CENÁRIO HETERONORMATIVO DO ESPORTE

Autores/as

  • Paula Nunes Chaves Universidade Federal do Rio Grande Norte
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.32733

Palabras clave:

Esportes, Gênero, Sexualidade. Filmes.

Resumen

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a prática esportiva dos atletas queer e suas implicações para a conjuntura esportiva moderna, bem como para a Educação Física. Para tanto foram analisados dois filmes: Summer Storm (2004) e Guys and Balls (2004) que nos colocam em contanto com esse universo queer no esporte. A partir da apreciação das produções refletimos teoricamente sobre corpos, masculinidades e sexualidades não normativas no esporte, bem como apontamos que as obras descentram as noções de virilidade e eficiência atreladas à masculinidade clássica, nos levando à compreender as subversões que os atletas queer provocam nos padrões clássicos de gênero e a demanda de questões que fazem emergir para a organização esportiva contemporânea, bem como para a Educação Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Nunes Chaves, Universidade Federal do Rio Grande Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFRN.

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC).

Publicado

2015-03-31

Cómo citar

CHAVES, P. N.; ARAÚJO, A. C. de. RESISTÊNCIA QUEER: MARCAÇÃO DO TERRITÓRIO GAY NO CENÁRIO HETERONORMATIVO DO ESPORTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.32733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32733. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios