A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA

Autores/as

  • Xênia Ferreira de Oliveira Escola Estadual Maria Eduarda P. Soldera
  • Marcos Roberto Godoi Rede Municipal de Educaçao de Cuiabá e Université de Montréal
  • Luciene Neves Santos Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.31368

Palabras clave:

Educação Física, Ensino Médio, homossexualidade. homofobia.

Resumen

O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Xênia Ferreira de Oliveira, Escola Estadual Maria Eduarda P. Soldera

Licenciada em Educaçao Física pela Faculdade Católica Rainha da Paz e especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma instituiçao.

Marcos Roberto Godoi, Rede Municipal de Educaçao de Cuiabá e Université de Montréal

Licenciado em Educação Física (1999) e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Professor da Rede Municipal de Educação de Cuiabá-MT (2000-atual). Lecionou nos cursos de Educação Física do UNIVAG Centro Universitário (2003-2008) e da Faculdade de Educação Física da UFMT (2008-2009). Membro da Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte em Mato Grosso (2008-2010). Membro dos Grupos de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) e Sociologia da Linguagem e Educação (UFMT). Tem experiência na área sociocultural da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; corpo, cultura e mídia; esporte, cultura e mídia; gênero, sexualidade e Educação Sexual.

Luciene Neves Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Linha Teoria e Prática Pedagógica. Professora assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde exerce docência na formação de professoras/es em Educação Física, de forma articulada com pesquisas sobre Sexualidades e Gênero.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA, X. F. de; GODOI, M. R.; SANTOS, L. N. A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i4.31368. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31368. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais