PERFORMANCES CULTURAIS E MÍDIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

Autores/as

  • Doiara Silva dos Santos University of Western Ontario Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Otávio Tavares Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Comunicação. Esporte. Jogos Olímpicos. Estudos Culturais.

Resumen

O objetivo deste ensaio é propor uma abordagem analítica para a relação mídia e Jogos Olímpicos a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Nesse sentido, aborda-se o modelo analítico de Stuart Hall e a teoria da recepção no tratar da mídia e seus conteúdos em articulação com o conceito de performances culturais de Victor Turner apropriados pelo historiador e antropólogo John MacAloon para a análise dos Jogos Olímpicos (JO). Para compreender a relação JO e mídia é preciso situar a narrativa midiática no todo complexo que envolve a sua produção, circulação e consumo no processo comunicativo, bem como situar o próprio fenômeno olímpico em suas particularidades como performance cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doiara Silva dos Santos, University of Western Ontario Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Ilhéus-BA (2007.2).Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011.1). É doutoranda em Educação Física - University of Western Ontario, London, Canadá (2012-2015). Foi bolsista pelo governo canadense no programa Emerging Leaders of America (ELAP) Janeiro-Abril (2010). Foi selecionada e participou do XVIII Seminário Internacional de Pós-graduação em Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, em Atenas e Olímpia, Grécia (2011.2). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011.1). Foi Professora Auxiliar (efetiva) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2013.2 e 2014.1. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus de Governador Valadares, Minas Gerais. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), UESC/BA. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (ARETE) - UFES. Temas de interesse: História da Educação Física e do Esporte, identidade, comunicação, mídia, sociologia do esporte, Estudos Olímpicos, Metodologias de Pesquisa em Mídia, megaeventos esportivos e Jogos Olímpicos. (Texto informado pelo autor)


Otávio Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), pós-graduação em Olympic Studies pela International Olympic Academy - Grécia (1997), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Educação Física pela Universidade Gama Filho. É Professor Associado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenador do PPGEF/UFES (mestrado e doutorado), Tutor do Grupo PET/EF entre 2002 e 2011 e Líder do ARETE - Centro de Estudos Olímpicos. Tem experiência na área de Educação Física, concentrando seus estudos e pesquisas nos seguintes temas: estudos sócio-antropológicos das práticas corporais, estudos olímpicos e educação física escolar.

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

DOS SANTOS, D. S.; TAVARES, O. PERFORMANCES CULTURAIS E MÍDIA: UMA PROPOSTA ANALÍTICA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30942. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Ensaios