TRAJETÓRIA DE VIDA DE TREINADORES DE SURFE: ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DE PRÁTICA PESSOAL E PROFISSIONAL

Autores/as

  • Valmor Ramos UDESC
  • Vinicius Zeilmann Brasil UFSC
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros UFSC
  • Ciro Goda Faculdade Avantis
  • Jonas Godtsfriedt UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.30335

Palabras clave:

Educação Fisica, Esporte, Valores sociais

Resumen

Resumo

O objetivo foi descrever episódios da trajetória de vida de treinadores de surf. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com 11 profissionais, de reconhecida competência. Os sujeitos foram entrevistados e as informações captadas através de gravador digital e transcritas literalmente. A análise dos dados foi realizada com o auxilio do programa QSR Nvivo. Os resultados indicaram os momentos de lazer na praia e os eventos de surf como os episódios fundamentais para o primeiro contato com a prática da modalidade. O ingresso na carreira de treinador ocorreu pelo envolvimento pessoal na prática. Concluiu-se que os sujeitos investigados tornaram-se treinadores a partir de suas primeiras experiências de prática e logo por um engajamento pessoal a uma comunidade de prática específica.


 

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Biografía del autor/a

Valmor Ramos, UDESC

Professor Adjunto do Centro de Ciencias da Saude e do Esporte da UDESC. Doutorado em Educação Física na area da Pedagogia do Esporte.

Vinicius Zeilmann Brasil, UFSC

Mestrando no Programa de Pos graduação em Educação Física da UFSC.

Thais Emanuelli da Silva de Barros, UFSC

Mestranda no Programa de Pos graduação em Educação Física da UFSC.

Ciro Goda, Faculdade Avantis

Professor Mestre na Faculdade Avantis

Jonas Godtsfriedt, UFSC

Mestrando no Programa de Pós graduação em Educação Fisica da UFSC

Publicado

2014-09-16

Cómo citar

RAMOS, V.; BRASIL, V. Z.; DE BARROS, T. E. da S.; GODA, C.; GODTSFRIEDT, J. TRAJETÓRIA DE VIDA DE TREINADORES DE SURFE: ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DE PRÁTICA PESSOAL E PROFISSIONAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.30335. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/30335. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais