AGRESSIVIDADE, VIOLÊNCIA E BUDÖ: TEMAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.29540Palabras clave:
agressividade, violência, luta, bud?, escola.Resumen
RESUMO: O objetivo deste trabalho é apresentar as percepções de estudantes de uma escola estadual de Goiânia, sobre a relação agressividade e lutas/caminho-via marcial tematizadas nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação sistemática e participante, avaliações aplicadas no decorrer do bimestre e relato oral. Para a análise do material coletado estabelecemos os seguintes eixos: compreensão dos alunos sobre as lutas; relação entre gênero e lutas; compreensão sobre a violência e agressividade. Conclui-se que há uma distorção na representação das lutas e uma associação com a temática violência, evidenciando a necessidade do trato pedagógico na escola pela disciplina Educação Física sobre o tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos.
a. Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permitiendo el compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
b. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (ex.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría e publicación inicial en esta revista.
c. Se permite a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).