FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Rosana Dias Fraga Prefeitura Municipal de Vitória
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.25036

Resumen

Busca compreender de que maneira os professores de educação física se constituem docentes no espaço escolar, em meio a diferentes sentidos e singularidades, considerando a escola como lócus privilegiado em que a docência se instaura. Foi protagonizado por 12 professores que atuam no Ensino Fundamental. Utiliza três instrumentos na coleta de informações: o questionário, o memorial, a entrevista narrativa. Em meio às recorrências e às singularidades das narrativas, visualiza temáticas de análise: a) construção da identidade profissional; b) formação e a aprendizagem da docência; c) momento de prática em que docência se constrói; d) permanência e continuidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Dias Fraga, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Efetiva da Prefeitura Municipal de Vitória. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Físca. Centro de Educação Física e Desportos.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação Física e Desportos. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Físca.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

FRAGA, R. D.; FIGUEIREDO, Z. C. C. FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.25036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25036. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais